Guia Completo sobre Orquídeas e Bromélias
Guia Completo sobre Orquídeas e Bromélias
Blog Article
As orquídeas e bromélias são flores sofisticadas que alcançaram notável espaço em coleções botânicas nas Américas e Europa.
A Deslumbrante Beleza dasPhalaenopsis
O gênero das orquídeas é famoso pela surpreendente quantidade de híbridos abrangendo uma quantidade enorme de exemplares.
Descubra mais aqui
Comumente descobertas em ecossistemas com alta umidade, tais espécies possuem características únicas de resistência em diversos habitats.
Conhecendo Melhor as Tillandsias
Os exemplares de bromélias são parte à família Bromeliaceae e são nativas majoritariamente das Américas.
Exibindo configurações especiais, muitas bromélias formam um reservatório central que armazena água. Tal característica possibilita a sobrevivência em períodos de estiagem.
Cuidados Essenciais para Exemplares Botânicos Sofisticados
Condições de Claridade
Geralmente, as orquídeas se desenvolvem melhor com luminosidade difusa. Enquanto isso, as plantas da família Bromeliaceae conseguem prosperar em variadas condições luminosas, segundo a classificação botânica.
Rega e Umidade
O encharcamento do substrato constitui um perigo real quando se trata destas espécies. É aconselhável irrigar apenas quando o substrato estiver seco.
Para bromélias com tanque central, deve-se conservar alguma água nesta formação renovando-a regularmente para prevenir a reprodução de insetos.
Substrato e Nutrição
Orquídeas geralmente crescem melhor em compostos diferenciados que oferecem escoamento adequado.
Preparados que apresentam fragmentos de casca, material carbonizado somados a ingredientes que promovem ventilação mostram-se perfeitos.
O cultivo destes exemplares é realizável em distintos compostos, incluindo misturas para orquídeas, terra rica em matéria orgânica ou até mesmo fixadas em troncos.
Problemas Comuns e Soluções
Ataques Biológicos e Condições Patológicas
Pequenos invasores e ápteros constituem desafios recorrentes no cultivo destas plantas.
As ações profiláticas contemplam ventilação adequada, balancear a água disponível e observar periodicamente os exemplares.
Obstáculos para a Florada
Se suas orquídeas não florescem, avalie se há exposição a claridade apropriada. Vários exemplares requerem de redução de calor durante a noite para estimular o florescimento.
O florescimento destas plantas tipicamente ocorre apenas uma vez durante seu ciclo de vida, todavia originam novos indivíduos que possibilitam multiplicação depois do ciclo reprodutivo.
Qualidades Associadas às Estas Plantas Exóticas
Superando a questão visual, estas plantas especiais trazem aspectos positivos para o ar que respiramos.
Algumas espécies ajudam para a limpeza do ambiente, diminuindo a presença de químicos danosos e aumentando a umidade.
O hobby de colecionar estas plantas exóticas paralelamente disponibiliza efeitos positivos psicológicos, acalmando a mente e desenvolvendo afinidade com o reino vegetal.
Primeiros Passos para Colecionadores de Orquídeas e Bromélias
Àqueles sem experiência, sugere-se partir com espécies mais resistentes.
Variedades como as orquídeas-mariposa e exemplares de bromélias que vivem no ar são excelentes escolhas para jardineiros de primeira viagem.
Busque orientação com vendedores experientes e fóruns virtuais para desenvolver sua capacidade sobre estas fascinantes plantas.